quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto Cantação / Edição Coco

Data: 11 de setembro de 2010.
Local: Circo Lahetö
(Avenida H, c/ 72, Parque da Criança, Jardim Goiás, CEP 74.805-480, Goiänia-Goiás)

Programação:

Discotecagem com Dj Macambira (GO)
Show de abertura com Passarinhos do Cerrado (GO)
Show convidado com Renata Rosa (SP) & Banda (PE)

Release Grupos:

Passarinhos do Cerrado (GO)














O show Coco de Goiás do grupo Passarinhos do Cerrado consiste na apresentação de 17 (dezessete) músicas autorais, uma canção de domínio público e uma seqüência de cirandas, e tem duração de 1h30 (uma hora e trinta minutos), com possibilidade de ser reduzido ou estendido. É um show extremamente envolvente e desde a primeira canção o público já se movimenta e dança ao ritmo pulsante do coco.

Os integrantes no início da apresentação descem do palco e dançam com o público, ensinando alguns passos do coco para que ele se aproxime e sinta-se mais íntimo da música e do ritmo. As canções do grupo narram elementos da cultura goiana, como a catira, a folia, a festa do Divino, a tradição dos doces caseiros e da farinha de mandioca, descrevem o cenário da bela Cidade de Goiás, homenageando a poetiza Cora Coralina, a beleza do Cerrado goiano, e denunciam a sua devastação.

As músicas convidam o público a viajar pela cultura goiana e também pernambucana, paraibana, onde o coco se origina, unindo as pessoas pelo sentimento de festa e alegria proporcionados pela batida forte e constante dos tambores e do pandeiro. A apresentação é finalizada com uma seqüência de cirandas. De mãos dadas, o público forma uma grande roda e o show se encerra com uma verdadeira celebração da música popular.


Renata Rosa (SP)














Renata Rosa em Manto dos Sonhos mistura elementos do coco, da ciranda, da ancestralidade moura e ibérica e dos ritos indígenas. Existe, em Pernambuco e nos arredores, uma árvore genealógica contemporânea formada por artistas que criam e interpretam a música nordestina a partir de suas referências pessoais. Suas raízes estão nas tradições e nos mestres populares e de seu tronco já saíram galhos que formaram as folhagens do movimento armorial, do manguebeat e de outras linguagens mais recentes.

A cantora, rabequeira e compositora Renata Rosa também é uma dessas ramificações (ou seria, como diz seu sobrenome, uma flor?). Depois de conquistar respeito ao plantar sua semente com o disco de estréia Zunido da Mata, premiado internacionalmente (CHOC DE L‘ANNÉE 2004 — prêmio máximo da crítica francesa, dado pelo Le Monde de la Musique, além dos prêmios COUP DE COUER, BRAVO! 5 ÉTOILES), de lançar a obra do rabequeiro Luiz Paixão, protagonizar A Pedra do Reino, de Luiz Fernando Carvalho, entre outros feitos, a artista chega amadurecida com um novo fruto, o CD Manto dos Sonhos (produzido por Antonio Pinto) , com o qual acaba de receber o PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA 2009 – MELHOR CANTORA REGIONAL .

Seu trabalho é caracterizado pelo cruzamento de elementos do coco, do cavalo-marinho, da ciranda, dos xangôs, de ritmos indígenas, da música moura e ibérica não necessariamente modernizados ou tornados mais eruditos, mas desenvolvidos e desdobrados a partir de suas próprias estruturas essenciais.

Cantora por excelência, ao adotar a rabeca como eixo de sua obra, ela vai além dos limites geográficos brasileiros e atinge a ancestralidade ibérica e a universalidade da sua obra.

Desde 2003, Renata Rosa já se apresentou em mais de 180 cenas na Europa, de Festivais de Música do Mundo `a importantes cenas de Jazz, com destaque para os Festivais Ile de France, o Auditório da Radio Nacional de Bruxelas, Theatre des Bouffes du Nord, Theatre de la Ville de Paris e os Festivais Jazz a Nancy e Jazz Sur les Pommiers.

No âmbito nacional foi selecionada pelo Programa Rumos Música, do Itaú Cultural 2004, produziu o cd Pimenta com Pitú de um dos maiores expoentes da rabeca nordestina e seu mestre no instrumento - Seu Luiz Paixão e está atualmente em lançamento do seu segundo cd, Manto dos Sonhos pelas cidades de São Paulo, Rio, Salvador, Recife, Brasilia, entre outras.

Renata desenvolve um primoroso trabalho de canto e polifonias vocais caboclas, juntamente com os músicos de Recife e as indias da aldeia kariri-xocó, em Alagoas – suas mestras no canto - presente em seu cd Manto dos Sonhos, com o qual acaba retornar da turnê pelas principais cenas nacionais da Alemanha, Holanda, Belgica e França.

Idealizadora do Projeto Le Cor de la Rosa (Criação com o Grupo Marselhes de Polifonia vocal Lo cor de la Plana), no qual assina a direção musical juntamente com Manu Théron, pelo Ano da França no Brasil, tambem acaba de participar do encontro da rabeca e do violino com Ricardo Herz e Didier Lockwood.

Além dos Prêmios da Música Brasileira 2009 e o Choc de l' Année 2004 (Le Monde de la Musique), merecem destaques os selos de premiação da crítica especializada.


*************************************************************************************

Entidades e grupos parceiros:

• Circo Lahetô;
• Ponto de Cultura Imagem da Memória;
• Ponto de Cultura Buracão da Arte (Ass. de Capoeira Angola do Estado de Goiás);
• Pontão de Cultura República do Cerrado;
• Cia de Teatro Nu Escuro;
• Grupo Passarinhos do Cerrado;
• Adress Hotel;


Ficha Técnica

- Curadoria: Luana Otto e Bruno Garajau (Balaio Produções Culturais)

- Produção Geral: Luana Otto

- Direção Técnica: Paulo Santana (Santana & Cia)

- Assistente de Produção: Larissa Bueno

- Design gráfico e arte final: Natália Mastrela

- Cenografia: Izabela Nascente (Cia de Teatro Nu Escuro)

- Registro videográfico: Lázaro Ribeiro e Pedro Henrique Otto (Ponto de Cultura Imagem da Memória)

- Fotografia: Ënio Tavares (Empório Imagem)

- Assessoria de Comunicação: Nádia Junqueira (Passarinhos do Cerrado)

- Cerimonial: Abílio Carrascal e Adriana Brito (Cia de Teatro Nu Escuro)

*************************************************************************************

Mais sobre a primeira edição em:

- Cia de Teatro Nu Escuro

http://identidadenuescuro.blogspot.com/2010/06/projeto-cantacao.html


- Portal 730 AM (Rádio Universitária)

http://www.portal730.com.br/noticias/arte-e-espetaculos/12823-projeto-cantacao-edicao-de-forro-sera-realizado-neste-sabado.html

- Vida Universitária (Sem reais)

http://www.semreais.com/blog/?p=3143

- Jornal Clique

http://www.jornalclique.com.br/spip/spip.php?article4636

- Circo Lahetö

http://grupolaheto.blogspot.com/2010/06/projeto-cantacao.html

- Goiás Net

http://www.goiasnet.com/musica/cul_report.php?IDP=11049

- Jornal Onze de Maio (Aparecida de Goiänia)

http://www.onzedemaio.com.br/index.php?mod=article&cat=cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário